Existem certos hábitos que os especialistas recomendam implementar na nossa rotina para cuidar do nosso cabelo e mantê-lo mais saudável e brilhante. O cabelo deve ser cuidado sempre, de dia e de noite, se quiser que ele fique saudável, macio e brilhante. Hoje em dia, na Espanha, temos vários tratamentos para cuidar da nossa cabeleira, desde o botox capilar para cabelos mais finos até o «glow intensive» para os mais opacos ou «life’s flower» para os desidratados. No entanto, devemos ter em conta outras coisas, como alguns hábitos que podem ser muito benéficos quando aplicados na nossa rotina noturna. Se queres livrar-te do frizz ou obter uma maior suavidade, entre outras coisas, presta atenção a estes conselhos!
Muitas vezes acordamos de manhã com a sensação de que o nosso cabelo está mais danificado. No entanto, antes de nos deitarmos, estava bem. Por que é que isto acontece? Provavelmente não estamos a prestar atenção a alguns fatores, seja o material dos lençóis ou os produtos que usamos (e os que não usamos) antes de dormir. Os especialistas revelaram algumas dicas para evitar a deterioração do cabelo durante a noite.
Porquê usar uma toalha de microfibra para o cabelo?
Um dos truques que vimos nas redes sociais é usar uma toalha de microfibra. Além disso, é eficaz tanto para o dia como para a noite. Esta ferramenta capilar pode ajudar a reduzir o frizz, uma vez que as fibras de microfibra são muito mais suaves do que as toalhas de algodão. Desta forma, também evita os danos causados pelo atrito do cabelo ao secá-lo, conforme explicado pelo centro de estética Maktub Beauty.
Eles também apontam que conseguiremos menos quebra, porque este tipo de toalha «é suave e delicada com o cabelo, o que ajuda a reduzir a quebra e as pontas duplas». Além disso, estamos a falar de um objeto muito confortável, com o qual poderá secar o cabelo mais rapidamente, devido à estrutura das fibras. Portanto, esqueça o secador, que sabemos que não é muito benéfico para o nosso cabelo.
O que acontece se eu dormir com o cabelo preso?
Certamente já ouviu dizer que dormir com o cabelo preso tem muitos benefícios. Será que isso é verdade ou é apenas um mito? De acordo com o que foi partilhado nas redes sociais pelo salão de beleza Cepelli e Piu, especialista em tratamentos capilares orgânicos, pode ter muitas vantagens para o cabelo. Uma delas é que mantém o cabelo limpo por mais tempo, especialmente em épocas de muito calor, quando tendemos a suar à noite.
Também evita os nós que se formam no cabelo causados pelos movimentos que fazemos involuntariamente durante o sono. Por outro lado, ao prender o cabelo, evitamos que ele esteja em contacto constante com a pele do rosto. «Este contacto faz com que a oleosidade produzida naturalmente pelo couro cabeludo e os resíduos dos produtos capilares obstruam os poros da pele do rosto», acrescentam. Se tem pele com tendência oleosa ou acne, dormir com o cabelo solto pode agravar este problema.
Por isso, recomendam prendê-lo, limpar bem a pele antes de dormir e, assim, garantir que durante a noite o rosto não absorve restos de maquilhagem ou sujidade do cabelo. Se pensa que prender o cabelo à noite pode danificá-lo, esqueça. No entanto, deve escová-lo suavemente ao fazer um rabo de cavalo ou um coque, usando um pente ou escova de cerdas naturais e elásticos suaves, «que não deixem marcas, não exerçam demasiada pressão no cabelo nem façam nós». Os elásticos de silicone são uma excelente opção para cumprir todos estes requisitos, segundo mencionam no salão.
Quais são os benefícios do «plopping» do cabelo?
Trata-se de um turbante de microfibra muito recomendado para cabelos cacheados, que se concentra em acelerar a secagem do cabelo, funcionando como «complemento ou substituto do secador», afirma @curlyden, especialista em cuidados capilares. Além de acelerar a secagem, este objeto ajuda a definir as ondas porque retira o excesso de água e de produto. Assim, retira o peso que poderia esticar as ondas.
Por sua vez, os profissionais da L’Oréal Paris afirmam que com o «plopping», os seus caracóis retêm a humidade necessária, o que é crucial para mantê-los saudáveis e com um aspeto vibrante. Em suma, obterá caracóis suaves, definidos e sem qualquer sinal de frizz. «Esta técnica, que revolucionou a forma como as pessoas com cabelo encaracolado cuidam dos seus fios, oferece uma alternativa à secagem tradicional, muito mais respeitosa com a natureza delicada dos caracóis», salientam.
O que acontece se eu for dormir com o cabelo molhado?
Se és daquelas que toma banho antes de dormir, certifica-te de secar bem o cabelo. Já falámos de algumas ferramentas com microfibra que podem ajudar, mas nunca te deites com o cabelo molhado e solto, pois isso pode causar muitos problemas para o cabelo e o couro cabeludo, segundo o centro Nn Beauty Temple no Instagram. «Quando o cabelo está húmido, fica mais frágil e propenso a quebrar, o que pode fazer com que acorde com nós e cabelo difícil de pentear», salientam.
Mas, como se não bastasse, deitar-se com o cabelo molhado cria um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, o que pode causar irritações, caspa ou até infecções. Além disso, a almofada absorve parte da humidade, acumulando resíduos e reduzindo a sua durabilidade. Na mesma linha, o próximo conselho dos especialistas seria mudar regularmente as fronhas.
As fronhas danificam o cabelo?
É muito importante trocar a fronha do travesseiro com frequência, pois não é apenas uma questão de higiene, mas também pode melhorar a saúde e o bem-estar da pele. A Dra. Karina Romero, especialista em dermatologia, afirma nas suas redes sociais que não trocar a fronha do travesseiro pode aumentar o risco de surtos de caspa ou dermatite seborreica. A pele também reage com surtos de acne ou foliculite. Por fim, esse hábito pode quebrar a haste capilar e aumentar o frizz.
A farmacêutica Sandra Valledepaz recomendou fronhas de seda para cuidar do cabelo: «as fronhas de seda são uma alternativa com mais benefícios para a pele e o cabelo». Os benefícios que ela destaca no seu perfil são os seguintes:
- Reduzem a fricção e o frizz.
- Mantêm a hidratação natural do cabelo (e da pele também).
- Previnem a quebra e os emaranhados ao acordar.
- São ideais para cabelos tingidos, cacheados ou secos!