Ontem foi um daqueles dias que vamos recordar durante anos, sobretudo se tivermos em conta que a Portugal nunca tinha passado por uma situação semelhante. O apagão generalizado (cujas causas ainda são desconhecidas) não só deixou todo o país sem eletricidade durante horas, como a interrupção do serviço elétrico fez com que as antenas móveis deixassem de funcionar e milhões de pessoas ficassem sem cobertura.
O funcionamento do sistema elétrico já está normalizado e as principais operadoras de telefonia estão a trabalhar para restabelecer o serviço e recuperar a normalidade. A situação no momento em que este artigo foi escrito está praticamente resolvida, mas há utilizadores que ainda não conseguem se conectar à Internet ou falar ao telefone como de costume. Se for o seu caso, reiniciar o router pode ajudar a recuperar a conexão.
O conselho das operadoras para quem ainda não tem Internet é reiniciar o router
Embora o mais normal seja que a ligação à Internet volte a funcionar normalmente quando a eletricidade for restabelecida, é provável que nem sempre seja assim. Se já tem eletricidade em casa, mas não consegue ligar-se ao router normalmente, a recomendação das empresas é desligá-lo e ligá-lo novamente. É provável que, ao fazer isso, recupere a ligação, pois o router pode não estar a atualizar a ligação automaticamente.
É o que explica a Orange em resposta a um utilizador com problemas de conexão: a empresa recomenda reiniciar o router para tentar restabelecer a conexão. Desligar e ligar o router também é o conselho da Vodafone, que aconselha reiniciá-lo periodicamente se continuarmos sem conseguir conectar-nos à Internet. O mesmo é feito pela Lowi, que pede para reiniciar o router àqueles que tiverem problemas de conexão. O mesmo acontece com a Movistar, que recomenda desligar e reiniciar o router «para provocar a nova conexão à rede».
Em geral, qualquer router no mercado tem um botão físico na parte traseira: basta pressionar o botão uma vez para desligá-lo e pressioná-lo novamente para ligá-lo e esperar alguns segundos para ver se recuperámos a conexão. Caso contrário, teremos que continuar esperando até que a empresa restabeleça o serviço na nossa área. É importante não confundir o botão de desligar com o botão «Reset», que restaura as configurações de fábrica do router.