O que significa quando uma pessoa nunca enfrenta problemas, de acordo com a psicologia

Muitas vezes tentamos lidar com situações sentimentais complicadas. No entanto, para algumas pessoas, pode ser extremamente difícil enfrentar os seus problemas. Embora seja uma qualidade que qualquer ser humano pode ter, também é uma patologia que pode tornar a vida da pessoa que sofre bastante mais complicada. Mas quais são as razões pelas quais uma pessoa evitaria enfrentar os problemas que a afetam? A psicologia tem as chaves para compreender este comportamento, que pode parecer estranho para muitos.

Porquê evitar os problemas?

A psicologia explica este tipo de patologias para que possamos compreendê-las melhor. No caso das pessoas que não são capazes de enfrentar os seus problemas, os especialistas nesta área mencionam diferentes motivos pelos quais podem fazê-lo, uma vez que isso dependerá da pessoa e do seu contexto.

Um deles é a baixa autoestima. Isso faria com que a pessoa não se sentisse capaz de enfrentar essas situações, pois se considera menos válida ou menos qualificada para fazê-lo. Ligado a essa perspectiva da pessoa sobre a sua própria imagem, também é possível que ela tenha medo de ser vista como vulnerável ou incapaz. Isso pode ser devido à acumulação de experiências passadas que podem ter sido traumáticas.

A evitação pode manifestar-se como escapismo, em que a pessoa procura manter a calma e evitar responsabilidades. Mesmo quando isso implica evitar os problemas. Não enfrentar os problemas afeta a capacidade de aprender e crescer através das dificuldades. Isto resulta na falta de resiliência na pessoa.

Como podemos enfrentar um problema e não evitá-lo

Se é uma das pessoas que costuma evitar o problema e quer mudar o seu comportamento, existe uma série de dicas que pode seguir para tentar mudar aos poucos.

Uma das coisas que deve fazer desde o início é mudar a sua perspetiva. Os conflitos devem ter a qualidade da assertividade, que é precisamente o oposto de evitar o problema. Para isso, deve expressar os seus sentimentos e necessidades de forma clara e direta. Isso não significa magoar ou ser verbalmente violento. Também é fundamental saber ouvir a outra pessoa, se houver outra pessoa envolvida no problema.

Controlar o desconforto e gerir as emoções é uma das chaves para aprender a resolver um conflito. Se não for gerido da maneira correta, pode causar acumulação de ressentimentos e prejudicar as relações interpessoais.

mila/ author of the article

Olá! Sou a Mila, apaixonada por manter tudo limpo e organizado. Aqui compartilho dicas úteis para facilitar a sua vida e promover o bem-estar!

Сttv lifehack