Já vimos o Yangwang U8 da BYD flutuar num rio. É mais impressionante do que imaginávamos.

Os carros e a água nunca se deram bem. Basta dar uma volta pelo YouTube para ver o que acontece quando um veículo tenta atravessar um rio, por mais raso que seja: motores afogados, sistemas elétricos a falhar e avarias garantidas.

No entanto, a BYD leva mais de um ano a provar que há uma exceção. Chama-se Yangwang U8, um SUV gigantesco de gama alta que acaba de protagonizar uma cena curiosa no E-Journey organizado pela marca na China: flutuando e deslocando-se com naturalidade por um rio.

Sim, ele pode navegar. E não é apenas marketing. Como podemos ver num vídeo, o U8 desce uma inclinação até à água, flutua sem dificuldade e avança manobrando suavemente. Não é algo que se veja todos os dias num veículo de série. Segundo explica a Car News China, o sistema permite navegar até 3 km/h e manter-se à tona durante 30 minutos, graças a uma proteção IP67 para todo o carro e IP68 nos seus componentes principais.

Tecnologia ao serviço da sobrevivência. Quando o condutor ativa o modo de travessia de água a partir do ecrã central, o carro começa a monitorizar a profundidade, a inclinação e outros parâmetros através de sensores. Se detetar condições adequadas, entra automaticamente em modo de flutuação de emergência.

Nesse momento, a suspensão é elevada ao seu nível máximo, as janelas são fechadas, o ar condicionado passa para recirculação de ar e os ventiladores ajustam o seu funcionamento para melhorar a vedação do veículo. Até o teto solar abre automaticamente como via de escape em caso de emergência.

Um SUV que quer marcar presença no seu segmento. O Yangwang U8 não se limita a flutuar. É um SUV de luxo que aspira marcar um antes e um depois no seu segmento. De acordo com o comunicado de imprensa oficial da BYD, a versão Premium Edition apresentada em setembro de 2023 inclui tecnologias como a plataforma e⁴ (a primeira do mundo com quatro motores elétricos independentes em produção) e o sistema de controlo hidráulico inteligente DiSus-P.

Com estas tecnologias, o veículo é capaz de realizar manobras como giros sobre o seu próprio eixo (tank turns), estabilização em caso de furo e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Tudo isto com uma potência conjunta de 1200 cavalos e uma autonomia de até 1000 km graças ao seu sistema híbrido plug-in.

Uma aposta ambiciosa na eletricidade. A proposta da BYD vai além do motor e da tração. O Yangwang U8 pode ser recarregado completamente de 30% a 80% em apenas 18 minutos com carga rápida de 110 kW e oferece capacidade de alimentação externa (VTL) de até 6 kW, suficiente para alimentar dispositivos eletrónicos ou ferramentas por mais de 24 horas.

No interior, o luxo também está presente: couro Nappa, ecrãs OLED curvos, madeira e um sistema de áudio Dynaudio com 22 altifalantes. Tudo isto rematado com a arquitetura inteligente da NVIDIA e mais de 500 TOPS de potência de cálculo para condução assistida avançada.

Isto não é para aventuras. É para emergências. Embora mais de uma pessoa já tenha pensado em atravessar um lago com o carro por diversão, a BYD esclarece que esta função não se destina a atividades recreativas. O seu objetivo é fornecer uma ferramenta útil em caso de emergências, como inundações ou cheias repentinas. Na verdade, se o modo de flutuação for ativado, o fabricante recomenda levar o veículo para revisão o mais rápido possível, tal como também sublinha o China Car Channel.

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