Quando se trata de limpeza ecológica, o vinagre branco e o bicarbonato tornaram-se estrelas incontestáveis. Mas outro produto natural, muito menos conhecido do grande público, merece ser destacado: o branco de Meudon. Este pó fino e branco à base de carbonato de cálcio, proveniente das pedreiras de giz da região parisiense, combina suavidade, eficácia e versatilidade. E, ao contrário do vinagre (ácido) ou do bicarbonato (abrasivo), pode ser usado em superfícies frágeis sem qualquer risco.
Veja como este produto de limpeza ancestral está de volta com força total… e por que você vai adorá-lo em todos os cômodos da casa.
As melhores maneiras de usar o branco de Meudon para limpar sem esforço
Revitalize superfícies frágeis sem riscar
O blanc de Meudon é tão fino que polia suavemente sem riscar. Por isso, é ideal para limpar superfícies que não se deve esfregar, como mármore, cobre, prataria, vitrocerâmica, placas de indução ou faiança.
Basta misturá-lo com um pouco de água para obter uma pasta maleável, que se aplica com um pano macio ou uma esponja não abrasiva. Após uma leve massagem circular, deixa-se agir por alguns minutos, enxágua-se e lustra-se com um pano seco. A superfície recupera o brilho sem qualquer agressão.
Limpar vidros, espelhos e superfícies brilhantes
Ao contrário de outros pós naturais que deixam um véu opaco, o branco de Meudon dá brilho sem deixar marcas. Misturado com um pouco de água ou sabão preto líquido, torna-se um produto de limpeza perfeito para vidros e espelhos.
Aplicado com um pano de microfibra húmido e depois seco com um pano seco, permite obter uma transparência impecável, mesmo sob a luz solar direta. É também uma excelente alternativa aos produtos para vidros que contêm álcool ou amoníaco.
Dar brilho ao aço inoxidável, alumínio e metais manchados
Na cozinha, o branco de Meudon faz maravilhas em exaustores, pias, panelas, placas e outros utensílios de metal. Graças ao seu poder ligeiramente abrasivo, elimina manchas de água, resíduos de gordura e marcas de dedos, ao mesmo tempo que restaura o brilho do metal.
Limpar juntas, rodapés e caixilhos de janelas
Combinado com um pouco de sabão preto ou detergente líquido, o branco de Meudon torna-se uma pasta de limpeza perfeita para os cantos. Aplicado com um pincel ou uma escova de dentes velha, permite limpar suavemente as juntas dos azulejos, molduras ou caixilhos de janelas, sem danificá-los nem alterar a pintura.
Remova manchas das paredes sem deixar marcas
Em paredes pintadas ou superfícies mate, é sempre delicado limpar sem deixar marcas. O branco de Meudon, aplicado em pasta com muito pouca água e sem esfregar com força, permite atenuar (ou mesmo eliminar) certas manchas: marcas de dedos, marcas de sapatos, pó gorduroso…
É claro que deve testar numa área pouco visível, mas na maioria dos casos, o resultado é impressionante, mesmo em superfícies delicadas.
Os bons hábitos a adotar com o branco de Meudon
- Misture sempre imediatamente antes de usar: uma colher de sopa de branco de Meudon com algumas gotas de água é suficiente para criar uma pasta pronta a usar
- Utilize com panos macios ou de microfibra, para preservar as superfícies frágeis e evitar manchar os materiais brilhantes
- Enxague cuidadosamente, se necessário, e seque com um pano seco para devolver todo o brilho às superfícies limpas
- Guarde num recipiente hermético, ao abrigo da humidade, para preservar toda a finura do pó
Totalmente natural, sem perigo para crianças ou animais, o branco de Meudon impõe-se como uma alternativa de eleição para quem quer limpar eficazmente… sem comprometer a saúde ou as superfícies. Discreto, económico e ultraversátil, é o segredo de uma limpeza suave, mas extremamente eficaz.