Quem diria que uma simples folha de papel toalha poderia ajudar a reduzir as suas contas de energia? No entanto, existe um truque muito simples que permite verificar se o seu frigorífico está a desperdiçar energia, sem precisar de chamar um técnico!
Um truque engenhoso
Existe um método simples, mas eficaz, para testar a estanqueidade da vedação do seu frigorífico (uma técnica revelada originalmente por um técnico). E bastam alguns segundos para saber se tem algum problema e, assim, evitar desperdiçar energia desnecessariamente!
Esta dica funciona com base num princípio muito simples:uma junta da porta que não está a funcionar significa uma perda de frio e, consequentemente,um consumo excessivo de energia.
O papel toalha vem ao resgate
Sim, basta apenas um papel toalha para saber se o seu frigorífico tem um problema de vedação! Veja como fazer:
- Pegue uma folha de papel toalha e coloque-a na porta do frigorífico.
- Feche a porta, tomando cuidado para prender bem a folha dentro dela.
- Em seguida, puxe a folha.
Se a folha sair sem muita resistência, é sinal de que a vedação do seu frigorífico não está a funcionar corretamente. Ou seja, o ar frio está a escapar, o que obriga o frigorífico a trabalhar mais para manter a temperatura ideal, desperdiçando energia!
Como poupar energia?
Não entre em pânico, se o seu teste revelar que a junta está um pouco gasta, existe uma solução simples para restaurar a sua aderência. A chave? O calor!
Com um secador de cabelo regulado para baixa temperatura, aplique calor em todo o contorno da junta. Esta técnica tem o efeito de tornar a borracha menos lisa, o que melhora a aderência da junta e, consequentemente, a estanqueidade do seu frigorífico.
No entanto, este método não é milagroso. Se a junta estiver muito danificada, é melhor substituí-la. Além disso, é recomendável substituir a junta do seu frigorífico a cada 4 a 5 anos. Para isso, retire a junta e lembre-se de limpar a ranhura antes de encaixar a nova junta.
Um pequeno gesto, grandes poupanças!
Graças a esta dica simples, pode não só prolongar a vida útil do seu frigorífico, mas também poupar energia, o que rapidamente se refletirá na sua conta de eletricidade.