Uma vez por ano? De seis em seis meses? Todos os meses? Algumas pessoas admitem até que nunca limpam nem descalcificam a sua chaleira! Muitas pensam que não é necessário limpá-la, pois só se coloca água e basta passar um pano no exterior. No entanto, se quer evitar que a água tenha um sabor estranho, se quer poupar na conta da eletricidade e se quer manter o seu aparelho o mais tempo possível, é necessário limpar o interior da sua chaleira de vez em quando. E a frequência pode surpreendê-lo.
Está a perguntar-se como fazer isso… Não se preocupe, leva muito pouco tempo, basta um único ingrediente e nem precisa esfregar. Mas por que é tão importante fazer isso? Sempre que liga a sua chaleira, a água é levada à ebulição e deixa depósitos de calcário provenientes dos minerais naturais da água no fundo do aparelho, na resistência e nas paredes. Com o tempo, o calcário acumula-se e isso afeta o sabor da água, mas também o desempenho do aparelho. Este problema é particularmente importante em regiões e cidades onde a água é muito dura e pode até alterar o sabor do seu chá ou café.
É necessário descalcificar a sua chaleira com muito mais frequência do que se pensa. No seu site, a Darty, especialista em eletrodomésticos, recomenda fazê-lo a cada 15 dias. No entanto, quase ninguém o faz. No entanto, é realmente muito simples. O método é o mesmo para todas as chaleiras, sejam elas de aço inoxidável, plástico ou cobre. Se os fabricantes recomendam a utilização de produtos descalcificantes, muitas vezes caros, saiba que também pode fazê-lo de forma natural, com vinagre branco, sumo de limão ou ácido cítrico.
Veja como proceder com vinagre branco, o método mais económico. Coloque 5 volumes de água para um volume de vinagre branco na chaleira. Ferva e deixe agir por 15 minutos. Esvazie a água e enxague com água limpa. Encha novamente a chaleira com água, sem colocar vinagre, e ferva a água novamente. Isso vai eliminar os últimos resíduos de calcário e fazer desaparecer o cheiro e o gosto do vinagre branco. Enxague e pronto!
Se não gosta do cheiro do vinagre branco, pode substituí-lo pelo sumo de um ou dois limões ou por uma colher de sopa de ácido cítrico e utilizar o mesmo método que com o vinagre branco. As três técnicas dão o mesmo resultado, basta escolher o produto que já tem em casa.