Nem escumadeira, nem concha, nem pinças. Um dos utensílios básicos na cozinha são as tesouras. Usamo-las para abrir embalagens, cortar alimentos, separar recipientes… e para tudo o que precisamos na hora de preparar uma receita. No entanto, o seu envelhecimento não é totalmente bom e, quando optamos por uma tesoura de baixa qualidade, ela pode acabar por oxidar e ficar com um aspeto pouco higiénico.
As tesouras oxidam devido à humidade e ao contacto com o ar, um processo que é acelerado pelo sal presente em alguns alimentos, bem como por líquidos que podem fazer com que reajam com o oxigénio. Também enferrujam por serem frágeis, com um aço que não é resistente à corrosão, ou por serem lavadas com água com demasiado cloro. A especialista em limpeza Eva Navarro conta-nos o truque definitivo que aprendeu com a sua avó para acabar com o ferrugem nas tesouras.
O truque de especialista para acabar com o ferrugem nas tesouras
Eva Navarro (@eva_lovehome) conta que estava farta de seguir os truques caseiros típicos para limpar o óxido das tesouras e que nenhum funcionava. Nem esfregá-las com o amido de uma batata recém-cortada ao meio, nem com uma bola de papel alumínio. A sua avó recomendou-lhe que as limpasse com CIF e a especialista garante que as tesouras ficaram como novas. «Não há melhor inteligência do que a sabedoria da minha avó», conta ela em tom humorístico.
O CIF é um produto de limpeza multiusos que podemos usar para acabar com a sujidade em inúmeras superfícies da nossa casa. É um limpador abrasivo, que contém químicos reativos e agentes de limpeza. Todos estes compostos atuam sobre o óxido de qualquer superfície, desintegrando-o, dissolvendo-o e transformando-o num produto fácil de dissolver com água.
Como evitar que as tesouras de cozinha enferrujem?
- É fundamental limpá-las após cada utilização, por mais superficial que seja, e certificar-se de que estão bem secas antes de as guardar. Devemos fazê-lo num local seco e, obviamente, longe da humidade para evitar que os materiais sofram corrosão.
- Embora a água com que as limpamos possa conter cloro, algo muito difícil de eliminar, podemos evitar o uso de produtos que contenham este ingrediente na sua formulação, para evitar que enferrujem.
- No entanto, também podemos aplicar algum produto específico que nos ajude a eliminar a oxidação, como um óleo especial. Devemos fazê-lo, sobretudo, nas partes mais sensíveis ao desgaste e à corrosão.
Que outras coisas podemos limpar com CIF?
O CIF é um dos produtos de limpeza preferidos de muitas especialistas em tarefas domésticas e, apesar de ser perfeito para limpar o óxido, também é ideal para eliminar a sujidade de inúmeras superfícies da casa.
Lucía Lipperheide (@homes.styles) confessou em mais de uma ocasião que o CIFF é um grande aliado entre os seus produtos de limpeza básicos. Ela usa-o para limpar os chinelos da piscina, mas também para dar brilho aos seus objetos de prata, para desengordurar o fogão ou para limpar o interior dos vasos de plantas.
Além disso, este produto de limpeza também é muito bom para limpar a bancada, o forno, as frigideiras, o micro-ondas, os azulejos, as torneiras, as estantes, as vitrinas, os trilhos das cortinas, os cabides, os radiadores… e até mesmo aquelas superfícies da casa que sempre esquecemos de limpar, como interruptores, maçanetas e puxadores de portas. Se ainda não é um produto básico na sua rotina de limpeza, incorpore-o o mais rápido possível.