O acesso à reforma é um momento ansiado por muitos trabalhadores, especialmente aqueles que acumularam um longo período de contribuições e que cumprem todos os requisitos para aceder à mesma.
Para este ano, a idade de reforma é de 65 anos, desde que se tenha contribuído, pelo menos, durante 38 anos e três meses. Caso contrário, os trabalhadores podem reformar-se a partir dos 66 anos e oito meses. Apesar disso, existe a opção da reforma antecipada para os funcionários que tenham, no mínimo, 38 anos e 3 meses de contribuição.
Sobre isso, pronunciou-se o utilizador do TikTok (@justsanchez1), que passou no Tribunal Médico no passado dia 10 de dezembro e recebeu o primeiro pagamento da sua pensão na sexta-feira, 25 de abril, após ter completado 62 anos três dias antes. Está reformado desde terça-feira, 22 de abril, e já encontrou o seu primeiro salário de reformado na conta bancária.
«Eu já sabia que ia receber. Recebi a carta a informar que estava reformado desde o dia 22 e a verdade é que fiquei com uma pensão boa e maravilhosa. Há mais de 35 anos que contribuo para a Segurança Social em dois regimes ao mesmo tempo», afirmou este pensionista.
Cálculo das pensões
Ou seja, trabalhou no ramo geral e como trabalhador independente. Ele também explicou que, desde que se aposentou, até a primeira data de recebimento, recebeu «muito pouco», embora seja em maio que receberá o valor correspondente a um mês inteiro. «Não vou comprar mais terra como tinha planejado para continuar cultivando», disse ele.