Encontrar passatempos na terceira idade pode ser realmente complicado, devido a diversos fatores, que incluem perda de memória, diminuição da capacidade física ou cognitiva, falta de energia, sensação de isolamento social e falta de oportunidades ou acesso a atividades.
Além disso, a depressão ou a ansiedade podem diminuir o interesse por atividades e passatempos. O segredo está em quebrar a rotina, buscar novas experiências e explorar diversas formas de expressar ideias e pensamentos. Tudo isso aumentará a criatividade.
Explicação
Longe de caminhar e cuidar dos netos, a atividade mais recomendada por vários especialistas neste sentido é cozinhar. Sim, apesar de poder parecer surpreendente. Aparentemente, a cozinha potencia esta capacidade por ser um espaço para experimentar com os sentidos, a imaginação e a inovação.
O que, claro, impulsiona a busca por novos sabores, texturas e apresentações. Como se não bastasse, leva muitos portugal de volta a momentos importantes de suas vidas: uma receita que passou de geração em geração, pratos para ocasiões especiais, um molho aprendido na escola…
Benefícios
Entre os benefícios para o bem-estar dos idosos, destacam-se os seguintes:
- Experiência multissensorial. Envolve a visão (cores ou formas), o olfato (aromas), o paladar (sabores) e o tato (texturas), estimulando a imaginação e a criatividade.
- Exploração e experimentação. Permite experimentar novas combinações de ingredientes, técnicas de cozimento e apresentações.
- Desafio e aprendizagem. Apresenta desafios constantes, o que estimula a busca por soluções criativas e a aprendizagem contínua.
- Expressão pessoal. Permite expressar a individualidade através da criação de pratos únicos e personalizados.
- Inspiração constante. Está repleta de possibilidades, o que estimula a inspiração e a geração de novas ideias.
- Melhoria do bem-estar. Pode ser uma atividade relaxante e terapêutica, que reduz o stress e melhora a autoestima.